Saturday, December 31, 2005

Cebola - capítulo 3 do trabalho.

ae galera!

desculpa aih naum ter escrito antes. Várias correrias aqui, naum tive tempo de passar uma tarde com o notebook no colo. além disso, eu preciso arrumar um hub pra dividir a internet do meu apartemento com o meu roommate. Por enquanto, meu computador fica aqui numa casa que soh tem brasileiros, o QG dos McFriends.

Enfim, este email eh aqui eh pra falar do meu trampo. Eu fico num McDonalds a uns 15 minutos de onibus daqui do condominio. Dei sorte, tem uns caras que demoram uns 50 minutos pra ir e mais naum sei quantos para voltar da loja deles. Tambem dei sorte na minha função, eu sou caixa. Eu acho que eh a melhor posicao pq eu converso com os nativos, apesar de geralmente eu soh dizer "to stay or to go", "is that it?" e tambem qual o valor da compra. Se a conversa desviar um pouco disso - do tipo quando o cliente pergunta se ele pode comprar soh o brinquedo do McLancheFeliz - daí eu chamo a gerente. Mas dá pra treinar, até, primeiro pq as pessoas que entram na loja são mais simples (os boys soh passam no drive thru) e tem dificuldade pra interpretar o que vc diz por causa do sotaque, e isso exige que vc aperfeiçoe sua pronuncia; além disso, os gerentes soh falam ingles.

A maior dificuldade eh mexer no computadorzinho. Eh um monte de botoezinhos em codigo. Por exemplo, se o cara pedir um numero dois, eu tenho que perguntar se ele quer medium or large. Se ele quiser large, eu aperto um botão que tá escrito " lg ml" (de "large value meal", que equivaleria a "promocao", tamanho grande). Dai aparece um pop-up, e eu aperto o segundo botao de cima para baixo, onde tah escrito "qpc ml", de " quarter pounder with cheese meal", ou seja, promocao do quarteirao com queijo. Aih eu aperto "done" pra sumir o pop-up. Depois tem que apertar "drink" e "L coke", pra escolher uma large coke.

Apesar de isso ser facil depois que vc pega a manha, o problema eh que meu treinamento foi uma bosta. Fiquei um sabado vendo um programinha no computador durante 6 horas que ensinava tudo, desde como tratar o cliente ateh quais produtos tem que usar na maquina de lavar pano de limpar grelha. Não nego que fiquei admirado com a estrutura que a empresa tem pra treinar os funcionarios (esse programa era imenso, todo animado, com historinhas pra ficar menos chato, exercicios, modo em espanhol, personagens falantes, etc), mas soh mexi no caixa uma meia hora. Daí, no dia seguinte, jah me botaram pra atender cliente. Detalhe: era de manha e tavam servindo cafe da manha (que eu nunca tinha visto na vida). Daí chegavam os caras e me diziam "Hi, can I get a Sausage, Egg and Cheese McMuffin with ketchup instead of butter and a large drink, please" (juro por deus que os caras pedem isso no caixa sete e meia da manha - e isso que os gordoes mesmo vao no drive thru). E pra eu achar os botoes dessa porra? Se fosse soh isso, blz. Mas como isso aqui eh interior, esses caras trazem os 8 filhos, a esposa de 140 quilos, o cachorro, o papagaio, o cavalo e o bufalo. Imagina quantas vezes tem que consertar o pedido...

Mais um detalhe: aqui vc primeiro faz o pedido, e soh entaum a cozinha começa a preparar o sanduíche. Eu ainda não me acostumei com essa historia da pessoa pedir e depois sentar e esperar 15 minutos pra ficar pronto. Pra mim, fast food eh quando a comida tah pronta antes de eu receber o troco. Mas sei lá, Utah, Estado dos Mórmons, tudo eh a maior tranquilidade.

Tem um monte de gente que vai todo dia, mas um monte mesmo. E eu erro o pedido deles todo dia. Mas que paciencia que eles tem, meu deus do ceu. Acho que eles taum acostumados com uns latinos e outros gringos bizarros servindo eles. Poucos me perguntam de onde eu sou, e qdo eu digo, eh evidente que eles não fazem ideia de onde eh. Pra eles, Brasil e Cazaquistão tem o mesmo significado. Mas depois eu escrevo um capítulo especifico sobre as pessoas daqui.

Tem uns McFriends meus que se lascaram direitinho. Eles pegaram as funçoes de backoffice (hehehe) que tem que mexer na grelha, limpar o chao, lavar louça, montar sanduiche... pelo amor de deus. Passam o dia se comunicando por mimica com os tiozoes mexicanos ilegais. Eu só faço umas coisas mais raçudas quando o movimento tah muito fraco, daí eu fico passando o paninho na mesa (detalhe para O paninho no singular, referente a toda essa semana que passou) ou repondo os guardanapos da drink station (o refri eh self service e refill à vonts). Basicamente, fico me fingindo de ocupado se não eles me mandam "sweep and mop" (varrer e passar o esfregão), que realmente fadigam a minha beleza...

No começo eu fiquei meio ansioso primeiro pq eu naum manjava nada da minha funcao e tinha que pedir ajuda toda hora na frente do cliente, moh pressao e moh vergonha. Depois o que me deixava bodeado eh que eu tava muito alienado, eu soh digitava o que o cara queria e os outros funcionarios viam o pedido no monitor e serviam. Eu era incapaz de dar um pacotinho de ketchup! quando me pediam, tinha que chamar outra pessoa. Agora eu jah estou mais integrado, e o trampo tah ficando melhor pq eu consigo fazer mais etapas da producao.

Bom, eh isso aih galera. Tem muita coisa pra escrever ainda, ainda tem bastante texto pra mandar. Agora paro por aqui pq eu tenho que ligar pra uma moreninha que eu tenho conversado pela internet. Muito estilosinha ela, meio indigena, meio poloneza... firmeza!

Abs!
ps: e o blog, hein? moh fadiga.....

2 Comments:

Blogger Iraê said...

Ow, Gui!
Tô lendo os posts tudo atrazado, mas enfim, vc não vai arrumar uma foto de vc "sweeping and moping"?

Por favor, não vai deixar passar isso que os seus netinhos vão adorar ver um dia quando vc for milhonário e disser que trampou numa lanchonete que chamava McDonalds mas faliu a rede toda mundial...

6:01 AM  
Blogger Iraê said...

Ow, Gui!
Tô lendo os posts tudo atrazado, mas enfim, vc não vai arrumar uma foto de vc "sweeping and moping"?

Por favor, não vai deixar passar isso que os seus netinhos vão adorar ver um dia quando vc for milhonário e disser que trampou numa lanchonete que chamava McDonalds mas faliu a rede toda mundial...

6:01 AM  

Post a Comment

<< Home