Friday, May 05, 2006

Cebola - mein Kampf

faaaala galera!

pois eh, depois de quatro semanas aqui, eu jah tenho o que contar, neh...

Vamos comecar do comeco. Cheguei aqui numa quinta-feira (6 de abril) e, como vcs jah sabem, a Marina, da FEA Ribeirao, me ajudou com todas as burocracias, e no mesmo dia eu jah estava acomodado aqui em casa.

O meu alojamento estudantil eh bem diferente do do resto da galera da FEA. Tipo, comeca que eh um predio de 16 andares e eu moro no decimo-quinto. Cada andar eh restrito para os respectivos moradores, voce soh entra se tiver a chave ou alguem lah dentro abrir pra voce. Soh isso jah torna as coisas bem impessoais; voce anda no elevador e soh fala "oi" e "tchau" pro seu vizinho, sabendo que provavelmente voce nunca mais vai ve-lo na vida. (E, se vir, nao vai lembrar!).

Cada andar tem dois corredores paralelos, cada um com dez quartos individuais e um banheiro coletivo. Soh há uma cozinha para ser dividida entre todos os 20 moradores. Esta cozinha tem um monte de armariozinhos trancados, uma para cada apartamento, e logicamente tbm tem fogao, forno, pia, mesa, cadeiras, alguns utensilios (panelas, talheres, copos...) que todo mundo pode usar, etc.

No entanto, no final de cada corredor existe uma outra porta trancada (muitas coisas trancadas aqui, neh?). Atras dela vc encontra mais 4 quartos, cujos moradores dividem outra cozinha pequena e outro banheiro. Tipo uma area vip, isolada do povão, sacou? Eh aih que eu moro. E, antes que voce tenha a sacada genial de me chamar de playboy ou alguma coisa assim: aqui em frankfurt voce nao escolhe o seu alojamento. O alojamento escolhe voce. Tipo, eh aleatorio mesmo; vc soh se inscreve (apply) para ter um quarto qualquer, e a universidade te joga em algum das varias residencias que ela tem (eu conheco pelo menos 5) sem qualquer criterio. Os precos tambem variam; tipo, eu pago 20 euros a mais por mes do que meus vizinhos nao-VIPs...

Ah, e pra completar, voce soh descobre onde voce vai ficar depois que voce jah chegou aqui e fez todos os procedimentos de matricula. Por isso, eh bem embacado querer se planejar antes de chegar; tipo, nao dah pra saber se vc vai ter que comprar um bicicleta pq pode ser que vc more no "Koz", que fica a 15 passos da faculdade. Nao dah pra saber se vc vai ter que comprar panela, pq pode ser que vc more no "Lula" e tenha tudo a disposicao. Nao dah pra saber se vc vai ter que se matricular numa academia porque pode ser que voce more Ginnheim (o meu) e tenha o centro esportivo universitario como vista da sua janela (eh praticamente a area comum do condominio!). Nao dah pra vc planejar os gastos da viagem, pq vc nao sabe quanto vai custar o seu aluguel...

Eu nao gosto muito de morar aqui, to pensando em mudar de alojamento. Nesse eu fico muito isolado. Eu quase nao vejo meus 3 vizinhos. Nunca falei com eles, soh cumprimentei e olhe lah. As vezes eu vou pra cozinha dos nao-VIPs (eu tenho acesso à deles, mas eles nao tem acesso à minha) pra encontrar outras pessoas e nao ficar sozinho, mas todo mundo lah fala alemao menos eu. Por um lado eh legal pq dah pra aprender um pouquinho, mas fingir que eu to entendendo cansa, hehheeh. Queria morar num lugar que tivesse mais intercambista, que nem eu.

Eh por isso que eu conheco bem pouca gente aqui. Como eu disse, cheguei numa quinta feira e minhas aulas soh comecaram na outra segunda. Fiquei mais de uma semana isolado aqui em casa sem fazer absolutamente nada. Moh chatice. Ainda bem que eu tenho o computador pra ficar na internet conversando com a galera ou dando download em besteira. Assisti um seriado de televisao inteirinho que eu baixei no Kazaa, voltei a correr, comecei a arriscar cozinhar uns pratos mais complexas (tipo os que levam alho e sal), rodei frankfurt inteira e tambem fiz algumas viagens bate-e-volta: Luxemburgo, Heidelberg (uma cidade muito bonita aqui da Alemanha) e, como a minha carteirinha da Universidade me permite viajar por todo o Estado de graca, fui pra mais tres cidadezinhas aqui perto: Darmstadt, Wiesbaden e Fulda.

Mas enfim... quando as minhas aulas comecaram, levei outro choque. Nao entendia absolutamente nada do que os professores falavam, nem nada do que estava escrito nos slides. Foi foda. Antes de vir pra cah, eu tava com umas ideias de esquecer o ingles e o portugues e imergir no alemao. Mas nao dah. Alemao eh uma parede, se eu for mergulhar de cabeca soh vou arrebentar a testa mesmo. Acabei pegando duas materias em ingles (Psicologia Organizacional e do Trabalho (muito loka!) e Macroeconomia Internacional) pra aprender alguma coisa nova relacionada a Administracao, e duas em alemao (Einfürung in das Marketing (Introducao ao Marketing) e Organisatorische Gestaltung (Estrutura Organizacional)). Sao materias bem basicas e que eu jah cursei em Sao Paulo, mas to fazendo de novo pra aprender vocabulario e porque fica mais facil de acompanhar a aula (Marketing eh o mesmo cliche e os mesmos slides em todo lugar do mundo!). Acaba que a carga horario eh bem pequena, soh tenho aula tres dias por semana. Mas no resto do tempo eu preciso estudar, e muito. Tipo, o professor de Marketing tah no capitulo 4 e eu nao passei da segunda pagina do capitulo 1 (mas aprendi um monte de coisa nova em alemao traduzindo tudo!).

Na semana seguinte comecou o meu curso de Alemao para nao-nativos. Eh bem legal. Soh tem intercambista que nao fala porra nenhuma, que nem eu, e a professora eh um amor. Nao sei de onde ela tira toda aquela paciencia... Tambem descobri uma entidade estudantil que organiza atividades para os alunos estrangeiros. Isso eh bem legal pra me entrosar, apesar de no primeiro dia eu ter sido o unico a comparecer! Mas tudo bem, fiquei conversando com um alemao muito gente boa um tempao. No segundo dia jah apareceu uma mina nova. Mas no terceiro e no quarto eu nao fui pq eu tava na Holanda, heheehe.

Agora eu to com muuuuito tempo livre, to estranhando pra caramba. Nos EUA eu trabalhava tanto e meu dia era tao ocupado que, se eu ia no banheiro, eu chegava atrasado. Era assim mesmo, bizarro. Tipo, eu sentia aquela dorzinha na barriga e jah pensava "ih, fodeu, vou levar bronca do chefe...". Aqui na Alemanha eu tenho que ser muito disciplinado pra nao acordar todo dia uma hora da tarde e ficar respondendo todos os scraps do orkut. Apesar de eu ter a leve impressao de que alguns dos meus coleguinhas FEAnos aqui na europa estao fazendo exatamente isso ha 4 meses, hehehehe....

Bom, eh isso aih, galera. Vou ficando por aqui. O proximo post vai ser sobre a viagem pra Holanda da qual eu acabei de voltar. Vou tentar fazer isso ainda esse final de semana, blz?

Tchau!
(sabia que as vezes os alemaes falam "tchau" ao inves de "auf wiedersehen" quando vao embora? Acho que eh influencia italiana. Ou bom senso, neh... na minha cabeca uma palavra grande desse jeito eh o inicio de outra conversa!)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

é.....

na suíça (onde se fala uma forma bizarra de alemão)(afinal alemão nem é bizarro por si só), falavam tchau pra dizer oi e pra dizer tchau... no começo achei que era sacanagem

6:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

OIee Cebola !!

Aproveita a Europa pra fazer tudo o que vc gosta e que nao pode fazer no Brasil... eu tb tenho mais tempo livre que no Brasil... mesmo cursando 16 matérias aqui... A iternet, os livros, as caminhadas na cidade, as viagens aqui por perto são o que preenchem meu tempo livre tb !!
Beijoss ...

Boa sorte por aí !!

BIA

10:50 AM  

Post a Comment

<< Home