Friday, January 27, 2006

Bia - Bordeaux (FR) - Noticias 1

Bonjour !!!

Eu tambem fiquei um tempinho sem dar noticias…mas agora que ja estou melhor instalada e com internet wireless no apartamento (isso mesmo…nao sabia que isso era tao barato aqui) e posso escrever e contar mais o que me aconteceu desde a chegada (14 de fevereiro) ate hoje.
Bom...tenho que começar desde o avião neh...
Bom..eu, como legitima mulher,...levei duas malas de quase 30 kg (alem da mochila nas costas) e chorei qdo me despedi do papai, da mamãe e da minha irmãzinha no aeroporto...Eh estranho pensar:... “ateh daqui 6 meses”...sempre falo... “ate o próximo fim de semana”...Mas continuando....
A viagem foi boa...a velhinha que sentou do meu lado era surda e muito engraçada...Nao falava outra língua que não fosse o português e ia visitar uns 5 paises na Europa...Louquinha !!! O restante do aviao era toda a frencesada fresca...hahahaah. Eu não consegui comer direito no avião...Estava muito nervosa pra pensar em comida...mas o cardápio era uma graça...tres chique...Tinha ate camembert...Vi a lua iluminando as nuvens do aviao...Foi muito lindo !!!
Depois no aeroporto Charles de Gaulle fiz a alfandega (pensei que ia ser em Bordeaux...)...Tive que tirar ate as botas...Mas foi tudo bem...nao levava nenhuma bomba ou algo pra queimar carros comigo. Ah! Fui pedir imformacao em francês...E me entenderam,....Ieeeeee!!!
O vôo para Bordeaux so tinha frances mesmo....Todos super arrumados e eu parecendo um urso polar de tantas blusas que eu vestia.
Vi a cidade pelo avião...e eh bem grande...maior do que eu pensava.
As malas estavam muito pesadas....podia ter deixado algumas blusas em casa, pois esse mês eh de liquidação na Franca toda e há coisas muito baratas mesmo !!!
Continuando...Esperei durante uma hora o menino que ia nos (eu uma americana/chinesa que ia estudar no mesma facul que eu) levar ate em casa....Mas ele chegou (que bom), pensei que ia ter que gastar dinheiro com o táxi. As malas couberam no carro que a facul alugou pra ele ir nos buscar (graças a Deus).
Depois de muito andar de carro e já começar a conhecer a cidade (que eh bem bonita e antiga), achamos minha rua...Eh uma daquelas ruas que nao passa nem um carro direito e fica no centro.....Ai vi uma porta antiga com o numero 11....Tinha achado o apto !! As escadas são em caracol ate chegar na porta (4 andar). O predio eh bemmmmmm velho, mas o apto ta legal...Tem um quarto, um sala, um banheiro com a privada separada em outro cômodo (assim eh na Franca), cozinha, TV (apesar de não passar nada de bom...so vi Pretty Woman em frances ate agora), som, estantes, mesa, sofá e uns livros sobre Bordeuax. Já colequei a bandeira do Brasil no quarto para decorar....Ficou legal !!!!
Eu moro com uma mexicana...A Becky.....e ela adoro tacos, chili e cantar...Ja aprendeu umas musicas em Português...Muito engraçado o sotaque dela !!! Ela tem me ajudado bastante pois já estava aqui no semestre passado... Ela me mostrou a cidade toda, o sistema de transporte (pois eu moro meio longe da facul) e tem me feito bastante companhia pra agüentar os primeiros dias de adaptacao....que não são fáceis....
Curiosidades...Aqui as pessoas tomam agua da pia mesmo...(a Becky inclusive e não fez mal pra ela ate agora). Eu achei a água meio pesada, com bastante ferro...cai que nem pedra...mas o sabor eh o mesmo. Assim...como menos bebendo essa água pesada...ahahaha....Eh quase uma refeição !!
Ah! Do lado de casa tem uma igreja linda e a missa eh metade em latim e metade em francês (com padre de costas e tudo mais). Os cantos gregorianos sao lindos tb !!! Parece que vc ta no século XVIII.
Coisas boas : a comida no supermercado...toda bolacha parece ser maravilhosa...ate a mais barata que eu comprei tinha um chocolate muito bom ! O leite eh cremoso...mesmo o demi-ecreme (semi-desnatado) que no Brasil eh que nem água, eh bom... ( eu sou um bezerrinha...entao...estou me deliciando)
A cidade eh bem bonita...Tem uns 250 000 hab na região central e um trem lindo que percorre a cidade toda. Há tb um rio (o Garrone) que eh enorme e vai ate Toulousse. Tem uma praça que reúne a maior parte dos barzinhos, e outras menores pela cidade, uma igreja mais linda que a outra em cada esquina, uma rua de comercio que dizem ser a maior da Europa...A Ste. Catherine...Eh...ela eh bem longa sim !!! E outras universidades com campus grandao...
As aulas são parecidas com a da FEA, mas são todas em francês e algumas opcionais em inglês...O que dificulta muito pra entende-las !!! Mas todo mundo chega no horário nas aulas e ninguem sai no meio da aula (so se precisar muito)...Ah! (98% dos alunos da faculdade tem notebook e em algumas aulas os profs permitem que a gente fique com os computadores abertos e conectados...pois tem wireless na escola...Eu nem fico no msn...hhehehe.....magina !!!! Há trabalhos práticos, com visitas a empresa e tudo mais....Ha provas de 6 horas de duração e varias apresentacoes que terei que fazer em francês (que medoooo) . Mas tem uma semana de férias todo mês...E não tem aula todo dia não...Um pouco folgados os franceses...Morreriam no nosso 1º ano na FEA. ...E por falar em folgados...Nada abre de domingo por aqui...nem shopping, nem farmácia, nem padaria...ninguem trabalha mesmo...E tudo abre la pelas 10:30 e fecha la pelas 6 ou 7 horas...Ah! E tem hora de almoço tb...Ate 2:30 h
Os intercambistas na facul estão divididos em dois grupos: os que estudam em francês e os que estudam em inglês ...E por isso não há uma integração total entre os intercambistas..Mas já fiz amizade com os italianos, mexicanos, espanhois austríacos e alguns franceses...Ah! tem ate um eslovaco na facul....Muito engraçado.
Na primeira semana a escola organizou uma festinha com suquinho com vodka, amendoim e azeitona...De graça...E so por isso foi bom...Mas os franceses so começam a dançar depois de ficar muito bêbados...Ai, qdo já estão bem mamados ficam brincando de fazer trenzinho. (rsrsrsrs). Essa semana haverá a festa Gala...com o preço “simbólico” de 66 euros se quiser participar do jantar e 22 euros so pra baladinha. ( e as meninas vão ainda mais arrumadas do que vão pra facul...e olha que já vao pra facul de salto, meia fina e muita maquiagem !!!)
Ah! Na faculdade tem associações de tudo : degustadores de vinho, amantes de cinema, de arte, dança, esportes no gelo...etc...Bem legal !!!
Nossa...hj vi neve pela primeira vez.....Nevou (bem pouquinho, mas nevou) aqui em Bordeaux...Foi lindo !!! E a caipirona aqui saiu correndo la fora pra ver...Os europeus não devem ter entendido nada !!!
Essa semana chegou o outro brasileiro. Ele eh da FEA-RP e so o vi uma vez, mas já me senti em casa falando portugues...ou “brasileiro” como alguns dizem (ai ai )....Eh tao bom haver alguém tão perdido quanto vc !!!
A saudade ainda ta grande e aos poucos to tentando me acostumar com essa minha outra vida aqui, mas sinto falta de tudo no Brasil...Quando eu voltar, tenho certeza que vou valorizar ainda mais o que eu ja tinha...familia, amigos, conforto, calor,....Mas acho que to podendo amadurecer com esse desafio....
Ainda não tenho celular...so tenho o tel fixo que eh : 05 56 81 79 33.

Estou amando ler o blog com as aventuras de vcs !!!

Continuem escrevendo !!!

Saudades de todosssss


BIA – (Bordeaux – FR)

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Bia!!! Que legal!!! Adorei ler um pouquinho da sua aventura!
Mas esses franceses são mesmo folgados, uma semana de férias por mês!!! rsrs. Mas tb são bem chiques, né? Laptops, desfiles na faculdade...rsrs
Vendo (ou lendo) vc contar sobre a paisagem, dá uma vontade de estar aí tb... Quem sabe um dia eu não faça um tour pela Europa, não?
Ah! E pelo visto vc está se divertindo com os intercambistas e franceses!! É isso mesmo Bia, aproveita muuito!
Bjos pra vc e pra Becky!

7:25 AM  

Post a Comment

<< Home