Thursday, January 19, 2006

Erica- Segundo Capitulo!

Oie!
Fiquei muito tempo sem escrever pq nao da tempo! Juro nunca tive que fazer tanta coisa na minha primeira semana de aula! Mas vamos la, ja explico isso tambem...aqui tem um monte de coisa que eu fui escrevendo desde que eu cheguei pq to meio q criando um diariozinho…a narracao nao ta tao boa, pq eh mta coisa…
Ah, primeira coisa, meu celular : 00 33 06 76 44 38… Nao se preocupem pq eu nao pago pra receber ;)


Antes das aulas :

As compras: putz, supermercado é realmente um mundo novo....vc demora pra tudo, tipo, fica olhando uns 10 min pra escolher o molho do macarrao e no final o que vale mesmo é o preco. Agora ja entendi como funciona, é so procurar os com a etiqueta azul que é a marca do supermercado e portanto a mais barata...Fui comprar, sem muitas esperanças o chocolate e o queijo mais barato: so esqueci q eu tava na França...nossa, muito bons os dois, passei malllll.....No caixa, tinha uma plaquinha: "sou surda e muda, fale olhando pra mim, sei ler labios"...Legal, neh?
A noite a cozinha do meu alojas vira meio que um ponto de encontro...eh bem legal, pena eu so sei cozinhar macarrao! Mas agora com alguma ajuda, ja sei fazer congelados (eheheheh) e fritar filet de peru, q eh bem mais barato do q de frango ou de carne (q nao eh tao caro assim....)
Mais comida......O bandejao: putz, tem cinco diferentes: dois variados, um de massas, um de lanches e um de saladas: Vou ter que descrever o cardapio e as impressoes do primeiro dia q eu fui¨:
entrada: "umas saladas"- um pedacinho de alface, um tiquinho de cenoura e o resto de salame ou queijo...
"arroz e feijao-" batata frita todos os dias!
principal: escolher entre ravioli de carne, hamburguer (gigante), pescada...
outros: Varios legumes*+ 6 tipos de sobremesas- hj eu comi tipo um danete- + frutas+ uma garrafinha de agua- nao preciso mais comprar aqui! + refrigerante a vontade+ maionese, ketchup, mostarda no final.....
preco: 2,70 euros!
Sera que eu vou engordar?!
Bom, mas agora eu ja to totalmente enjoada de batatas fritas e depois eu descobri q nao posso pegar tudo...tenho q escolher algumas coisas so....hehehhe
Meu alojas: ta mto legal, alem dos gringos tem bastante frances aqui tb e uma galerinha da minha facul (o alojas tem alunos de toda a universidade). A minha localizacao eh mto boa, 5 min da facul, 15 do centro, 10 das baladas...a academia, os restaurantes e o salao pra algumas festas da facul sao do predio ao lado do meu!
Baladinha: A primeira que eu fui uma era meio q um pub, pequenininho, fechado, parecia um fumodromo! Eca. Mas foi legal, pq tinha dois canadenses, uma filandesa, uma grega, espanhois, mexicanos, um libanês e um argelino!!!
Uma q outra q eu fui, chama-se Latino, essa era mais balada mesmo e la eu tirei uma foto do cartaz da brahma, « a cerveja brasileira » a 4 euros!

A semana de integracao:
Baladona:Enfim, isso era antes da semana passada, que foi a semana de integracao para os estudantes estrangeiros....Eh, galera, q spring break q nada, voces precisam ver a "empolgacao" da galera que faz Erasmus (como eles chamam o programa de intercambio aqui, nao importa se voce nao eh europeu) O premio vai para as hungaras e para as canadenses, meio esquema a balada que o gui foi, mas aqui elas pelo menos tem a desculpa do alcool!
Alias, aqui eles gastam muito dinheiro com bebida e naos so pra eles, eles saiem distribuindo pra quem eles conhecem; Outro dia o ingles, comprou um especie de um cano com uma torneirinha que tinha 25litros de breja pra toda a galera…bom, nada mais justo, ja q ele recebe grana do governo ingles, frances e ainda ganha em libra !!!
Essa semana foi loucura, o pessoal nao para, foram quatro dias de baladas seguidas tendo que acordar as 7 da manha, para resolver as coisas na facul, como escolher materias, assuntos burocraticos, palestras, teste de frances!!!
Essa semana foi mto loka e muito bizarra tambem, porque eh a mesma sensacao de bixo, a unica diferenca eh q voce deve conhecer e conversar com todo mundo (120 gringos so aqui) em uma lingua q nao eh a sua.....claro, que eu to falando do ingles, neh! Tem gringo que chegou aqui sem saber falar merci!
As aulas:
Comecaram essa semana, mas o esquema aqui eh mo diferente. O bom eh q voce tem mo flexibilidade pra escolher os cursos e ate q a gente teve mais ajuda da facul do q eu pensava, teve ate umas entrevistas individuais pra ver os horarios e tal…
Tem tipo uns cursos intensivos que duram uma semana inteira, a maioria com professores estrangeiros, q duram das 8 :30 a 13.00 todos os dias, apresentacao de de seminario [ !], prova e entrega de trabalho ! Esse primeiro q eu peguei foi em ingles e o professor era mo figura, um australiano…Mas o conteudo nada de mais. So que foi tenso manter a concentracao tanto tempo, ainda mais em ingles…
Fiz aulas em fances tb…a aula eh boa e o professor tb, mas acompanhar por 2h em frances foi tenso…mas eu chego la…Putz, eu quero mto acreditar q o professor tava brincando, mas ele disse fale um pouco de bresilienes…Ai !
To fazendo o curso de frances (eu to no avancado! -mas isso pq so tres niveis e como eu disse tem mo galera perdida…. ), ingles tb e como se nao bastasse o mix decidi que era hora de comecar o espanhol, ja q aqui tenho oportunidade de falar, ja que 1/3 dos intercambistas sao mexicanos ! Na primeira aula, aprendi mais frances do q espanhol, pq os caras tinham dificuldade ai ela falava em espanhol…achei mto engracado aprender uma lingua tendo q pensar em outra !

Os intercambistas : Como eu disse, 1/3 mexicanos, entao eu fico com os outros 2/3 que falam ingles ; Tem uma galera bem legal aqui e agora ja ta q melhor na primeira semana (eu juro que eu fiquei espantada com a empolgacao), pq agora a gente ta se conhecendo melhor e fazendo umas coisas saudaveis, como ficar no alojas tocando violao…mas sei la, tem todo um final de semana pela frente neh….
Por enquanto ta todo mundo mo unido tb, tipo essa semana, a gente vai fazer uma excursao pela cidade e vamos ter um feriado em fevereiro de uma semana q estamos tentando organizar uma viagem pela franca !
Outros:
Na volta do cinema- legendas em frances!- vi uma passeata, um protesto, dos imigrantes, era um negocio meio indescritivel, queria ate ter tirado foto, mas acho que nao ia ser mto legal neh...Eles eram muitos e bem parecidos, todos bem morenos ou negros e cantavam uma musica, mo ritmada, parecia meio um timbalada e gritavam "sans papier"...traduçao: sem papeis. Nao sei mto bem o que isso queria dizer, mas me disseram, o obvio, q eles sao discriminados ao mostrarem os documentos.
Ah, vira e mexe eu vejo um mendigo pela cidade, tem um que fica todo dia no mesmo lugar e uma vez eu vi uma senhora batendo mo papo com ele, tipo e " ai como vao as coisas?" " Ta frio hj neh?"
E agora, tem um que ta dormindo embaixo do meu predio, da meio medo, mas ele sempre diz um : "bon soir"- boa noite...

O Brasil: Rolou uma confraternizacao na cozinha, com dancas tipicas...divertidissimo: eles ficaram mo impressionados com o "samba", eu queria muito ter um video com as minas de escola de samba dançando...O mais divertido é ficar falando o preço de comidas- rodizios-, bebidas e cigarros no Brasil em euros, eles piram!
Mas outras coisas, tipo, Hawainas (q inclusive eu trouxe pra vender!), café, 51, cachaça nao sao tao conhecidas por aqui como eu imaginava. No aviao, eu e o Bruno, que haviamos comprado varias roupas do brasil, vinhamos brincando: "ah imagina se as roupas do Brasil ja sairam de moda?....hahahahahhaah" Pois pelo visto, aqui nao sei se elas chegaram a estar tao na moda assim...quando usei meu casaco o maximo q eu ouvi foi: "Ah, legal, vc tem um casaco do seu pais!" .....Quem sabe no verao neh....
Ah e realmente a fama de brasileiras nao eh das melhores, na minha aula de ingles quando falei q era brasileira, teve uma manifestacao de uns caras…olhei pra tras, fui bem simpatica e com um ar de inocente, disse : what’s the problem ? Ate parece q alguem falou alguma coisa…sei la na hora fiquei meio brava, mas agora to aprendendo a relativizar…E eu juro q eu nao entendo, olha o jeito q eles dancam na balada !!!

Bizarrices:
-Nao vi nenhum banheiro ate agora que nao fosse unissex
-Nao queriam deixar um gringo entrar na balada porque ele estava com uma garrafa na frente da balada,e nao, ele nao estava pretendo entrar com ela…o seguranca, q eh o mesmo tipo em todo pais, disse q ele estava bebendo e que ele ia criar confusao!!!!
-A liquidacao: realmente ela existe!!! Eh é absurda, relamente uns 70% off, mas ate q eu me controlei…essa eh para as meninas, comprei um casaco preto mo bonitinho por 25 euros e uma malha da zara por 12!!!



Saudades de todos voces!

Bjos

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eriquinha!

Fiquei emocionada em saber que vc comprou uma malha da zara por 12 euros!!! hahahaha. brincadeira! mas q vc deve fazer uns shoppings absurdos antes de voltar p/ brasil, é verdade!! =)

estou com mtas saudades tuas! sério!!! vc e o cebola me fazem mta falta como MEUS veteranos...de coração!!!!!

eriquinha, espero q vc veja esse post! pq já mandei um scrap no orkut e parece q vc nem ve...=(

Um gde bjo...e mtas aprendizagens p/vc!

Ches

8:17 PM  

Post a Comment

<< Home