Friday, May 26, 2006

Erica - "finalzinho"

Oie galera!

Bom, vamo la. Nao espero com esse blog contar tudo o que aconteceu desde o ultimo que eu escrevi (q foi em Fevereiro), mas soh vou contar como foi esse finalzinho em Lille...

Pois eh, pra quem nao sabe minhas aulas ja acabaram e agora estou em Frankfurt (escolhi essa cidade de forma meia aleatoria sabe...). Mas jah to indo embora amanha. Depois falo sobre isso..

O final comeca qnd voltei da Espanha, em 20 de abril, prestes a pegar minha carte de sejour na Franca (q vc precisa pra trabalhar e q te da um monte de beneficio, entre eles uma ajuda do governo frances que seria de no meu caso, uns 400 euros)...Minha convocacao estava marcada para o dia 21 e quem me conhece sabe toda essa a historia dessa carte e a complicacao que eh pra pega-la. Meus planos eram pegar essa carte e dai comecar a procurar um emprego pra verao (jah tava com meu cv prontinho e tinha ateh alguns contatos). Bom, ai vem a parte dramatica...nao vou dar detalhes pq eh mto chato, mas nao peguei a carte e fiquei sem maiores explicacoes por parte do governo. So sei que a grande maioria das pessoas que estavam na mesma situacao q a minha conseguiram a carte. A melhor explicacao q eu obtive foi de uma das responsaveis da faculdade : eh, depende mto do humor da pessoa que recebe os documentos...

Enfim, pra resumir, miaram minhas possibilidades de trabalhar lah.

Depois disso, que foi meio um baque, comecei a tentar encarar as coisas de outra maneira e aproveitar o tempo que ainda tinha em Lille pq minhas provas iam acabar dia 15 e alguns dos meus amigos ja estavam de mochilinha pronta pra ir embora...

Bom, dai pra frente, comecei a sair muito (o pessoal tava pilhado) , passar mais tempo com meus amigos na residencia e claro comecei a estudar pras minhas provas em frances (isso mesmo, fiz tudo isso ao mesmo tempo!). Acho que as melhores festas foram nesse ultimo mes, especialmente porque trocaram o responsavel chato da minha residencia por um dos meus amigos! Aih, magina, se todos os esquentas nao eram la!

Bom, foi chegando a hora da despedida…dois dos meus melhores amigos foram embora antes de mim. Foi bem tenso, eh mto estranha a sensacao de nao saber se vc vai ver aquela pessoa de novo...

Eh bem bizarro, pq sao so 5 meses, mas eh mto intenso esse lance de amizade. Ta todo mundo num mundinho a parte, com pessoas totalmente diferentes…e todo mundo na mesma situacao. Tem pessoas que passam o dia inteiro com vc, batem na sua porta 7 horas da manha (senao vc nao acorda pra prova!), descem com vc para o café da manha, vao pra escola com vc, almocam, ficam de boa na cozinha, te emprestam computador (ai, coitados dos meus amigos), lavam a louca mesmo qnd era a sua vez - soh pra te quebrar um galho pq vc ainda tem q tomar banho e jah ta todo mundo pronto pra sair (vcs sabem a minha velocidade pra comer neh), vao pra balada e no final da noite ainda voltam mais cedo pq nao querem te deixar voltar sozinha…
Foi bem dificil a despedida…Eles preparam crepe pra mim (com chocolate) e me trouxeram um bolo (com direito ateh a parabens!!!). Uma das cartinhas que eu ganhei tinha varios recadinhos de todo mundo que tava na cozinha aquele dia..mto legal, pq tem recadinho em ingles, espanhol, frances e ate um pouco de eslovenes! Essa saida de Lille soh nao foi mais tenso pq tava vindo ver o Gui. Tava com pouca saudades dele, viu...

Enfim, 8 horas depois tava em Frankfurt...ai, ai

Bom passado todo aquele melao com acucar, comecou minha mordomia...nunca fui tao bem tratada, viu ! O Gui fez todo um roteirinho, tudo planejado e tudo surpresa…
No primeiro dia, ele tinha marcado pra gente ir num restaurante, soh q no lugar onde supostamente era pra estar o restaurante tava rolando uma festa com varias barracas de varios restaurantes. Bom, ja q o Gui teve um pequeninho probleminha pra achar o tal estabelecimento, a gente comeu comida alema la na festa...mto loko, mo lugar legal, com direito ate a luz de velas!

No outro dia, conheci a faculdade dele. Eh um predio bem antigo, mas conservado. Bem legal! Mas a melhor parte foi q ele me levou pra assitir uma aula em alemao! Como vc imagina uma aula na segunda melhor faculdade da Alemanha ? Pois eh, esquece! O professor comecou a aula meia hora mais tarde, os alunos nao tavam neh ai e era uma puta zona. Sem contar que era um auditorio pra 600 pessoas (e tavam matriculada umas 500) e soh umas 80 apareceram. Tinha ateh um aluno que trouxe o cachorro ! E, nao, ele nao era cego ! Pessoas saiam 5 min depois q o professor comecava a aula e por ai ia...no caso, saimos 10 minutos depois (era em alemao, neh !).

Num outro dia fomos parar no alto de uma galeria q dava pra ver Frankfurt inteira. E tinha um restaurante la...hummm, comi uma torta de morango (ai, Maria Teresa...). Irado, aquela torta com aquela vista... Depois disso tiramos o dia pra compras ! Quer dizer, pra olhar lojas neh...imagina como o Gui nao se divertiu ! Depois fomos passear por Frankfurt! Tem umas partes bem bonitinhas, bem tipicas alemas, a parte com o rio Main tb bem legal e ah, claro o banco europeu! Frankfurt eh legal pq eh uma cidade grande (pra Europe, neh), tudo funciona direitinho, as ruas sao limpinhas (em Lille nao era!) e tem bastante verde na cidade.. A noite fomos a um concerto (!) que tinha um coral, bem legal tb!

O tempo aqui nao ajudava mto..ai decidimos ficar em casa um pouco. Mesmo pq ainda precisava decidir umas coisinhas. Tinha pensando na possibilidade de ir trabalhar na Inglaterra. Ja tinha me informado bastante sobre isso e jah estava com alguns contatos lah e lugar pra ficar por um tempo. Soh q tinha varios problemas no meio : teria q remarcar minha passagem de volta (e agora soh tinha pro dia 7 de setembro !), teria que ir ilegal (nao tinha como pegar visto por causa da minha situacao na Franca) e consequentemente trabalhar em algo bem bracal mesmo, tipo, limpando chao de hotel (jah ate tinha um desses meio garantido) e, alem disso, conviver com a possibilidade de ser presa e deportada. Os motivos que eu queria ir pra la eram, tipo, ter uma experiencia dessas (uns trampos desses), melhorar meu ingles, ganhar uma grana e ficar mais tempo aqui. Soh que um pouco antes de bookar minha passagem de aviao conversei com um amigo q ta la e ele me disse que esse lance de ser presa e deportada nao era algo tao improvavel como eu pensava...Aih acho que acordei e percebi que eu tava brincando com algo ia mto alem do meu controle e q poderia ter consequencias bem serias... Enfim, decidi nao ir e voltar dia 19 de junho para o Brasil mesmo...

Mas comecava outra decisao neh..pra onde viajar ? O Gui tava disposto a participar do meu “mochilinho” e ai comecamos a pesquisar tudo meio de ultima hora…Umas trinta e seis horas depois, mta tensao, mtos dramas ($), decidimos nosso roteiro! Soh tem um problema: nao eh mais mochilinho! Tamo indo embora amanha de Frankfurt e soh paramos dia 19 em Milao (de onde meu voo pro Brasil sai).

Soh uma palhinha do roteiro:
frankfurt - praga
praga – bratislavia (capital da Eslovaquia)
bratislavia - viena
viena - Ljubljana ((duvido alguem saber falar isso) capital da Eslovenia-ver meus amigos)
eslovenia - croacia (o Gui com todo o conhecimento dele sobre a Croatia ta planejando essa parte)
croacia - eslovenia (pra pegar um trem barato pra...)
eslovenia - veneza
veneza - roma
roma - estocolmo (com uma daquelas passagens quase de graca q vc acha por aqui e q nao fazem o menor sentido !)
estocolmo-finlandia (isso mesmo, Bruno de Moraes Gayotto Rolim Affonso nos espera)
finlandia-estocolmo (pra pegar outro aviao semi-gratuito-9 euros- pra...)
estocolmo-bruxelas
bruxelas-lille (recuperar minhas malas !)
lille-paris (uns 3 dias ate meu aviao)
paris-milao (meu stop de 2 dias)
milao-florenca (mas esse a gente nao decidiu ainda)
florenca-milao (to voltando...)

Enfim, eh isso…Nao vou falar q nesse exato momento estou morrendo de vontade de voltar pra SP pq ainda tenho esse roteirinho a cumprir, neh.... mas estou com mta saudades de vcs ! Ah, e de uma churrascaria tb !

Bom qnd voltar, jah q vou ter mto tempo sem fazer nada, escrevo outro blog pra contar dessa viagem (pode deixar, Maria Teresa !)

Ate mto em breve ;)

Bjos!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home