Monday, September 04, 2006

Madruga - Amsterdam (ainda duvidam?)

Olá pessoas!


Este é o segundo relato desde a minha chegada em Amsterdam. O primeiro cobriu o período de 16 a 20 de Agosto. Se você não recebeu o mesmo, por favor me avise! Neste, eu vou tentar resumir tudo que eu fiz desde aquele dia até então (4 de Setembro). Ou seja, pegue uma almofada ou a bunda vai ficar quadrada denovo! =D


Antes de tudo eu queria pedir desculpas a todos pela minha relativa ausência. Não tenho tido muito tempo para ficar no MSN ou Skype, e estou respondendo emails e scraps aos poucos. Este relato está sendo viável em função de eu estar esperando a lavagem/secagem das minhas roupas na lavanderia do prédio. *E principalmente porque hoje eu fui abençoado com saco para escrever*. Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista) a tendência é piora nessa situação ao longo das próximas semanas, já que minhas aulas começaram hoje. Ou seja, além de vagabundear, também vou ter de estudar. =/


Aliás, falando em comunicações, a internet aqui no Guesthouse está precária. A conexão cai toda hora, e em alguns momentos eu fico sem acesso por um bom tempo. Mas isso não é o pior. A porcaria do elevador quebra dia sim, dia não. E adivinhem quem foi o condenado do oitavo andar que se ferrou nessa história...


Bom, já estou andando de bicicleta por aqui há algumas semanas. Comprei uma usada por 90 euros, e mais dois cadeados grossos por outros 90 euros. Foi uma bica, mas havia apenas três opções: comprar uma nova (300 a 1000 euros!!!!!!!), comprar uma usada (80 a 120 euros), ou comprar uma roubada (5 a 20 euros??????) diretamente de um “junkie”, ou seja, um drogado que vende bicicletas surrupiadas para manter o seu vício. Tendo em mente a certeza de viabilidade financeira (em outras palavras, “paitrocínio” para pagar essa facada), a minha escolha pela bicicleta usada baseou-se então não somente no aspecto ético (mentira...tirei zero em “Ética” na faculdade =/ ), mas também no fato da polícia poder confiscar bicicletas roubadas. Não tenho certeza da incidência de multas junto com o confisco, mas acredito que é sempre bom ter uma preocupação a menos. Além disso, as bicicletas roubadas costumam estar bem acabadas, então não é preciso se preocupar com o risco da mesma “desmontar”...enquanto estou dirigindo!!


Eu não poderia deixar de comentar que passear de bicicleta pelas ruas de Amsterdam é muito gostoso. Além de haver uma infraestrutura adequada para ciclistas, a paisagem (canais, casas, árvores, etc) é maravilhosa e o clima, por enquanto, favorável. Nos primeiros dias eu sofri um pouco com o assento duro e as longas distâncias percorridas, mas hoje em dia a bicicleta se tornou um prazer indispensável. É, que saudade de São Paulo...... =D


Já tenho um celular pré-pago com número holandês. É um Siemens GSM bem chulé. Veio com 10 euros de crédito, e custou a bagatela de 40 euros. O número é +31 61 897 6352. Para ligar do Brasil.....pelamordeDeus, use o Skype porque é de graça!!! =D


Ah, também abri uma conta no ABN AMRO. O processo foi tranquilo, tive apenas de levar o contrato do alojamento, o comprovante de aceitação na Vrije e meu passaporte. Já recebi um cartão pelo correio, e agora posso usa-lo para pagar minhas compras no supermercado e outras menores que não são possíveis com cartão de crédito. Como “universitário é tudo duro”, as taxas pelos serviços são reduzidas: 17,50 euros para abrir a conta, e 6,50 euros a cada três meses.


No meu relato anterior eu comentei que o pessoal do ESN realizaria atividades de integração entre os intercambistas. Pois bem, entre os dias 26 e 28 (os “ISI days”), eu tive a oportunidade de almoçar comida chinesa com meus colegas, passear pelas ruas de Amsterdam num “bar móvel” (para os curiosos, eu gravei um vídeo), ir a uma balada dos “bixos” holandeses da Vrije, fazer um “pub crawl” (conhecer vários bares numa noite só), passear de barco pelos canais de Amsterdam, assistir um comediante inglês e depois um filme holandês, entre outras coisas. Foi bastante cansativo, mas pude conhecer mais gente e me divertir pra caramba.


Além dos ISI days, eu também tive a “Introduction Week” organizada por alguns alunos da Faculdade de Economia e Administração da Vrije, entre os dias 30 de Agosto e 01 de Setembro. Dessa vez eu pude conhecer os intercambistas que terão basicamente as mesmas aulas que eu nos próximos meses. Eu não participei de muitas atividades, em função do cansaço e da necessidade de correr atrás de outras coisas. De qualquer forma, almocei com os novos colegas no restaurante da faculdade, fui ao Heineken Experience (vide álbum de fotos...ressaca e dor de cabeça infernal não inclusas), conheci alguns lugares históricos de Amsterdam (chatice visando desencargo de consciência), e fiz outro pub crawl. Vai gostar de pub assim na puta que o p... =D


Ah, entre uma atividade e outra eu dei uma voltinha pelo famigerado “Red Light District”. Para os menos informados, esse lugar é um complexo de ruas em Amsterdam que é famoso pela presença de “mulheres de virtudes negociáveis” em vitrines iluminadas por luzes vermelhas, além de vários sex shops e casas de espetáculos eróticos. Sim, além da maconha, a prostituição também é legalizada por aqui. Não, eu não escolhi Amsterdam por causa disso...viu mãe? =)


No dia 31 eu tive de comparecer à prefeitura de Amstelveen (o alojamento fica na fronteira dessa cidade com Amsterdam) para dar entrada ao pedido do meu “residence permit”. Ele é necessário para todos que ficam na Holanda por mais de 3 meses. Curiosamente, o Serviço de Imigração holandês impõe um período de no mínimo 6 meses para emitir a permissão, ou seja, na hora que ele ficar pronto eu posso já até ter voltado para o Brasil!!! Precisei levar alguns documentos, e pagar uma bolada de 200 euros. Aparentemente, é o jeito holandês de dizer boas vindas ao terceiro mundo.


Ontem eu joguei futebol com os intercambistas num campinho perto do alojamento. Não havia muita gente jogando, então foi necessário improvisar um gol no meio do campo. Felizmente já estamos de acordo de fazer isso um hábito de domingo a tarde, e provavelmente teremos jogos melhores com mais jogadores da próxima vez. Tirando o carrinho criminoso que eu levei de um americano (que aparentemente não dá muito valor à própria vida), foi muito legal bater uma bolinha novamente.


Hoje eu tive as minhas primeiras aulas na Vrije. Entre as 11 e as 13 horas eu tive “Strategic Management and Strategy Process”, e entre as 16:30 e 18:30 eu tive “European Integration and Network Development”. Durante essa semana eu vou ter a oportunidade de assistir a aulas de todas as matérias possíveis de serem cursadas por intercambistas, mas acredito que vou ficar com essas duas mesmo. Achei bastante interessante a aula sobre estratégia (complicado vai ser que apresentar um trabalho de campo no final do curso), e gostei do estilo do professor da aula sobre integração européia. Além disso, o fato dessa ser uma matéria “light” compensa a dificuldade da primeira.


Bom, eu já comentei sobre o fato de eu estar lavando/secando minhas roupas por aqui. Após um fatídico processo de aprendizagem, já estou me virando bem. Em outras palavras, nenhuma cueca rosa, nem uma compulsória conversão de camisetas em baby-looks. Além disso, também consigo porcamente cozinhar alguma coisa (macarrão, macarrão e macarrão). Até o final do intercâmbio espero ter me formado em culinária intermediária I e II. Ou seja, arroz com feijão, batatas e bife. Aliás, feijão é ousadia demais. Amanhã tenho mais um episódio do maravilhoso mundo das compras no supermercado mais próximo do alojamento.


Acho que é “só” isso...continuem visitando meu álbum de fotos no Yahoo, porque estou realizando atualizações esporádicas! E em relação ao Skype...eu passei praticamente 3 horas escrevendo isso, não é possível que alguém não tenha 10 minutos para instalar o programa e criar uma conta!!! Tenham dó de mim!!! =/


Ah, eu não gostaria de quebrar o bom-humor do meu relato, mas infelizmente minha mãe me informou de algo triste ontem. Meu querido avô está no hospital, com diagnóstico de câncer. A todos que puderem e quiserem, por favor rezem pelo bem dele.


Beijos e abraços...saudades de todos...


André

0 Comments:

Post a Comment

<< Home