Monday, January 09, 2006

Bruno - Primeiro sinal de Vida na terra do bom velhinho

Caro leitor,

Depois de 28 horas, muitas filas, conexåes e multa por excesso de bagagem, cheguei em turku (02/01/2006). A cidade vive basicamente das 3 universidades e tem aprox 170 mil habitantes. Desde quando cheguei ela está coberta de neve ( o que naum é novidade). Meu tutor foi me pegar no aeroporto e me levou para o alojamento. O alojamento é imenso, + - 30.000 pessoas moram lá. Meu quarto é bem espacoso aquecido e tem suas peculiaridades finlandesas. A tomada é muito estranha e naum aceita nenhum aparelho que eu trouxe do Brasil. O chuveiro é interligado com a torneira da pia e tenho um consumo máximo de agua por dia, se passar isso tenho que pagar uma multa.
Aliás multa é o que eles mais fazem aqui, se você não respeita as regras certamente vai sair bem pobre. Deve ser por isso que no primeiro dia que você chega aqui tem que abrir uma conta no banco. Nâo pagamos nenhuma taxa por isso e é praticamente tudo feito pela internet. Nenhuma conta aqui pode ser paga em dinheiro.
Os finlandeses são bem simpáticos, mas também muito tímidos. Principalmente os mais velhos. A maioria deles é bem claro e loiro ( o que também não é novidade). Eles sabem bastante sobre o Brasil e quando falo que sou brasileiro a primeira reacão deles ou é dizer "Pêle"(ou Pelé) ou cantar um pedacinho de "garota de ipanema". Os mais novos pelo menos já sabem o que é "caipirinha".
Aqui na faculdade é tudo de primeira linha. Há aprox. 170 computadores novíssimos para os alunos usarem a qualquer momento, com excessão do momento de aula. Se você "logar" o computador em alguma hora que era para estar em sala de aula, você será multado em €15,00. Cada usuário tem direito a imprimir 350 folhar a cada 2 meses. Isso inclui também o que você imprimir na biblioteca. A biblioteca é outra coisa muito legal. 70% dos livros está disponível eletronicamente, ou seja, você pode imprimí-los ao invés de xerocá-los. ( 10% do livro é o máximo)
Aqui é o país dos detalhes. Toda hora me surpreendo. Não vou ficar contanto todos pq senão o e-mail vai ser imenso.
Ontem comprei meu celular ( Nokia é claro) porque nesta cidade näo há "orelhoes". - 00xx358417846362
Há +- 40 estudantes na minha universidade e uns 200 onde eu moro. Eles sao muito gente-fina.
Hoje tive minha primeira aula de finlandês. É realmente impossível. Pelo menos já aprendi cerveja, Minä olen Bruno, kukä sina otet ? Hauska tutustua ( saudacao). e Yksi, kaksi, kolme ( 1, 2, 3)

Por enquanto é só e desculpem a demora

Fiquem com Deus.

Bruno Affonso

2 Comments:

Blogger ADM1Deuses said...

Hugo - Tem +-30.000 pessoas no alojas. Com um quarto bem espaçoso pra cada, ele deve ser tipo o empire estate. Depois, tem 40 estudantes na sua universidade, e, logo após, 200 estudantes moram com você... não to entendendo nada...

12:18 PM  
Blogger ADM1Deuses said...

hahahahahaha pode cre

pensei a mesma coisa

ai ai, esse affonso eh um otimo matematico mesmo!

McWilliam

2:49 PM  

Post a Comment

<< Home